sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Primeiro contato com Música Clássica da Índia

Como nosso corpo sente e reage á músicas?

Para responder essa pergunta, a proposta da aula de Artes foi sentir de fato a musica e ouvir não apenas com os ouvidos mas principalmente com o corpo, visando a importância da linguagem corporal na comunicação percebendo o movimento do outro. Os olhares se colidem e os movimentos simplesmente acontecem sem planejamento e investem na busca pelo movimento que o toque da música pede.


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Minha experiência como Professora

Como experiência, poderia resumir em algumas palavras alguns pontos de vista sobre minhas descobertas.
Descobri muitas coisas, coisas que até parecem óbvias... Descobri por exemplo que o sistema somos nós, fiquei pensando então porque ele funciona tão mal, parei pra observar e notei que em escolas existem pessoas ocupando espaço que seria de um diretor, pessoas "antiéticas", pessoas ocupando espaço de coordenador, pessoas ocupando espaço de um professor e por fim professores ocupando o espaço que seria dos pais, pois os pais não se dão ao trabalho de tomar atitudes na educação de seus filhos, ou não o acompanham para que essa atitude seja tomada.
Reprodução é uma palavra constante quando coloco os pés todos os dias na escola. Da mesma nascem diversas falas e atitudes absurdas.
Aprendi que se eu aprender algo primeiro que o outro, não o desprezo pois ele ainda vai aprender, quem merece ser desprezado é aquele que se nega a aprender (talves devido a manipulações,pré conceitos, fraquezas, ideologias e bloqueios). talvez eu também num saiba. Ressalto que essa não é minha ideologia, pois se prender a uma ideologia é perigoso, ficar sem ela também...

Uma sala de aula não deveria ser reprodução e sim momentos de reflexão dos conhecimentos adquiridos nas explosões chamadas "redes de internet", novos meios de comunicação, novas tecnologias etc, esses fatores devem ser mediados pelos Professores Educadores , mas como? se a escola, os alunos a gestão e os pais esperam outras coisas???
O nível hierárquico nos dá o conforto necessário e suficiente pra nos acomodar diante desse caos,ou não.

Pensar, refletir,pesquisar e se manifestar dói mesmo afinal pra que né? legal mesmo é esperar tudo pronto,pensar pequeno, criticar o trabalho do outro, fazer boas fofocas, entender tudo errado e do seu jeito e achar que está bom, ou que está ruim, levar tudo na brincadeira e tirar sarro de tudo isso afinal vamos todos pensar que a EDUCAÇÃO está falida mesmo... E aguardar sua nota para passar de série, ou ganhar seu dinheiro no final do mês... Ou pior esperar a boa vontade das incertezas pra isso. E mais um ano acaba, que história se repete?.
Felizes aqueles que transcendem tudo isso e enxergam desenvolvimento mental com bons olhos.Em meio a essa ironia que gira como engrenagem, espero ter feito um bom trabalho, do ponto de vista dos alunos que futuramente surtirá efeito.

A vida é uma seleção natural, não se esqueçam disso e Parabéns aos poucos que conseguem vencer essas barreiras distanciais fazendo as escolas e as aulas funcionarem com seus métodos...Lembre-se e reflita também o cargo que você ocupa na vida de cada um, por que isso sim é o mais importante,ou deveria ser.

domingo, 2 de outubro de 2011

Lição do cotidiano


Trocaram eles de Lugar


Ninguém nasce sabendo.Frase bem conhecida atualmente, mas buscar saber o que não conhece é uma coisa nata, se é uma coisa nata por que deixam isso pra trás?

As coisas andam invertidas e as pessoas sábias estão simplesmente a busca de novas coisas, novos riscos, novos questionamentos... As pessoas sábias são as mais novas que escutam os mais velhos e os mais velhos que escultam os mais novos.São as que se dão ao trabalho de pensar, de entender,de duvidar, de falar, de ser, de aprender.

As que fingem são espertas, podem no minimo se dar bem através da enganação, mas não atingem a sabedoria de fato, será que acreditam realmente no que falam, no que fazem?

Quem "vive" sabe e quem vê os outros vivendo através de uma janela protetora ao redor de seu corpo, está longe da essência das coisas, e está longe de pensar por si próprio.

Com o tempo selecionamos melhor no que queremos acreditar e no que queremos escutar. A maneira que você media isso, o torna sábio na sua maneira de viver em qualquer lugar que esteja.

Uma vez ouvi que "as pessoas não se olham mais...", isso está sendo virtude de poucos.

Para mim diante das coisas que a vida oferece, a expressão na convivência e a observação no ato de pensar nos eleva a patamares da sabedoria.E ai nascemos com dom ou com vontade de buscar?






Uma brincadeira sem fim

Os grandes destaques das artes ao longo dos séculos são provindos de imagens irrealistas até mesmo as tão conhecidas na publicidade e no contemporâneo. O exagero na imagem se torna admirável, pois lança um olhar que transcende a realidade, a imagem então dá sentido ao universo do qual vivemos e ainda mais invadem um campo extenso da imaginação quase que “inimaginável”.

Desde os primórdios o homem teve a necessidade de retratar a sua imagem. Imagens que satirizam imagem não se perderam na história em meio a tantos meios tecnológicos, que permite muito mais praticidade embora tenha se mudado pensamentos em torno de imagens realistas e não realistas.

Formas de se ver e formas de ver o outro vem à tona no desenho como experiência do experimento de olhar as coisas sob outras perspectivas.

Perspectivas que nos permitem brincar com a própria imagem, nos desenhar em qualquer espaço, desenhar o espaço como vidas, e identificar as formas no espaço... Uma brincadeira sem fim.





Com base nessa ideia buscamos pela escola elementos que refletisse nossa imagem

Exemplo de um reflexo através da colher refletindo a própria imagem distorcida.