quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Aviso a maior ironia da Arte

 A maior ironia na arte é encenar enquanto não se pode direcionar a peça
É dar aulas e não poder assisti-la
Não poder viver o que fotografa
Ser privado de dormir a noite por causa de um lápis e malditas folhas em branco
Tomar banhos gelados sem nenhuma gota de água
 A maior ironia da arte é então ficar de sentinela onde ninguém enxerga os riscos
Ser  duramente julgado por metralhar tiros de flashs ao apertar o click congelando sonhos
Caímos numa armadilha irônica onde tudo não passa pela confirmação sem questionar e tudo que é confirmado é duvidoso!!!




segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Utopia versos Pornografia!!!

Um dia me perguntaram o que é Arte.
Um dia vi um moço com uma placa na rua escrito a seguinte pergunta "Arte pra que?"
 Um dia vi um livro cuja a capa " A necessidade da arte", Estes dias eu me peguei parada frente a um muro "PiXado" e analisando a sua falta de composição plástica...
 A Arte chega a cada pessoa partindo de despertares diferentes, pois creio que chiclete sabor cola quente num deve ser uma boa pedida saborosa.Diante disso pergunto a mim mesma onde foi e em que momento ela me laçou, vejo "artistas" aprisionados pela prostituição da arte prisioneira, e... com toda complexidade que eu poderia citar, filósofos de décadas, talvez séculos apenas represento o que chegou a mim.
A arte que aprisiona na publicidade confortante e garantida,grandes marcas mundiais, corporativas, cores e letreiros se dissolvem em programas de auditórios e espalha numa divisão incomodada pra quem mora do lado de fora da casa de luzes banhadas a ouro mas que se iludem neste belo cabaré.
O incômodo diante da condição desumana de muitos humanos sobrevivendo na humanidade faz com que olhares sejam lançados, cada visão de mundo uma reflexão e um tapa na cara por trás da lágrima ou do sorriso de quem se aproxima um pouco mais.Ter reações "nestésicas" preocupam governantes, mas apesar das brechas não é difícil tomar o controle novamente em meio a tanto individualismo!!!
LUCRO é o que o governo quer,quem é nosso governo e quem governa o governo, pra onde vai mesmo o dinheiro jogado no labirinto? Precisamos de governo? O governo é nosso? Que governo?
Neste plano mídias se tornaram a melhor arma de massa de manobra até mesmo para projetar!
Projetar a falsa ideia de liberdade! Projetar o que sentimos por nós mesmos e pelo outro, somos portanto os espertos mais  inocentes de todos os tempos por ser analfabetos na Arte, somos podados justamente por que ela explora, ela estuda, reflete percorre e por fim sente, sentindo nos tornamos mais humanos!!!
 É neste ponto que não querem que cheguemos, vão as ruas por recalque e quando se dão conta já estão na massa de manobra novamente...
A arte é sair deste injusto jogo de tabuleiro no qual uns não se movem, uns são derrubados quando menos esperam, uns mais estratégico, uns menos mas jamais unidos,todos condicionados, sair é estar com o que mais precisamos, nossa própria natureza!!!
Leite com pera é o alimento de quem ainda não passou por campos de concentração; E competição por glamour é mera modinha de quem pinta com purpurina e vive criando músculos de plásticos ao rodar a engrenagem em nome da arte, enquanto uns tem músculos por natureza pois já extraíram o vermelho de seu próprio sangue a força bruta só para pintar uma delicada flor.
Quem criou a Natureza é o criador e se há alguém que pode ser dito artista é quem é capaz de criar e quem já esteve muito muito muito  próximo a essência dos verdadeiros sentimentos humanos!!!

Este é um E-mail que mandei em resposta a um poema de um amigo escritor que me permitiu refletir sobre a prioridade da arte pra uns, e outros não em nome da comercialização capitalista no meio artístico.



sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Contágio global de Pura Poesia


Compartilho aqui minha atual participação no Comidia Ninja dell-Arte, uma brincadeira séria chamada vida dissolvida em teatro e um imenso repertório pessoal de processos poéticos preparados para crescer coletivamente cheio de sede de vivência pela Arte.







(Fotografia Takumi Matos)

Lua, parte integrante essencial possuída por habilidades celestes com olhares cristalinos 
escorrendo-se pela voz e refletindo sua mais bela natureza...

 (Fotografia Takumi Matos)

Edgar acumula os gases poéticos e solta poesias ousadas perto das pessoas, não satisfeito preenche páginas em branco que alimenta a mente de quem sente o cheiro, 
devora as paginas e sai ouvindo o que vê pela vida a fora e além. 

(Fotografia Karina Barbosa)

Tak Sempre taca tudo pro ar e: O vento faz espalhar, a água refletir, o fogo hipnotizar a gravidade faz flutuar e acaba na boca e no olhar do povo popular.

Depois de 2 apresentações experimentais de cenas em saraus estamos expandindo ARTE por onde passamos e breve entrarmos com peça em qualquer esquina, em qualquer cidade e em qualquer beco, palco e mundo, preenchendo o que ainda está vazio e branco tudo junto e misturado em sintonia cutucando o nosso social opaco e corrompido.